“A única e verdadeira definição de um líder
é alguém que tem seguidores que fazem a coisa certa.
A popularidade não é liderança, os resultados são.”
Peter Drucker
A tarefa de liderar é uma das mais belas e necessárias no mundo atual, seja corporativa ou pessoal. Em tudo é necessário que alguém lidere um processo.
Para liderar com sabedoria é necessário ter muita inteligência. Seja a inteligência cognitiva, que é aquela baseada na lógica e em fatos, seja a inteligência emocional, tão bem definida e esclarecida nos conceitos de Daniel Goleman, que nos lembra que, além da razão, a emoção também faz parte da vida de toda pessoa e particularmente de um líder.
Os conceitos de Inteligência cognitiva (QI) e de Inteligência Emocional (QE) já foram amplamente estudados e validados. Um conceito recente, que está sendo bem explorado e muito presente no mundo atual, é o conceito de Inteligência Espiritual. É um processo de melhoria interior!
“Inteligência Espiritual é a capacidade de
se comportar com sabedoria e compaixão,
mantendo a paz interior e exterior (equanimidade),
independentemente da situação. “
Cindy Wigglesworth, (2004)
Um dos pontos relevantes deste processo é a transformação do líder em uma pessoa melhor. A prática da honestidade, justiça e coerência fazem parte desta jornada.
A inteligência espiritual nos permite conectar com estes valores e propósitos, para que possam ser vivenciados. Quando atingimos este estágio, agimos com compaixão, compreensão e serenidade com todos: clientes, equipes e fornecedores.